FaceBook

Nuno Abelho nasceu em Lisboa.

Formado em Design de Moda pelo CIVEC, Lisboa, em 1998, estagiou no mesmo ano no atelier do costureiro João Rôlo. Colaborou com empresas da indústria de confecção desenhando diversas colecções para mulher e homem, como linhas de alfaiataria, sportswear, vestuário técnico e de trabalho.

Em 2001 iniciou uma parceria com o designer Carlos Raimundo, com quem apresentou colecções conjuntas até 2003. Paralelamente, realizou trabalhos de ilustração de moda para a revista Activa.

A partir de 2003 a sua actividade profissional centrou-se na Formação, colaborando com Associações para o desenvolvimento local no Alentejo, e os Centros de Formação CEARTE, de Coimbra, e MODATEX, de Lisboa, entidades com que continua a colaborar até hoje. Em simultâneo produz colecções de moda, desenvolvimento de produto, fardamentos, figurinos e peças de vestuário por medida desde 2008 no seu atelier na cidade de Elvas.

Convidado em 2009 a desenhar uma colecção para a 2ª.edição do evento “O Tapete está no Corpo” em Arraiolos, desenvolveu a temática dos bordados dos tapetes de Arraiolos aplicados a peças de vestuário feminino e masculino. Participou na mesma iniciativa em 2010 e 2011 em desfiles colectivos.

Em 2011 e 2012 foi um dos estilistas oficiais do concurso Miss República Portuguesa, vestindo as candidatas nas galas finais e as concorrentes seleccionadas que representaram Portugal em concursos internacionais. A colaboração com representantes portuguesas em certames de beleza mundiais é mantida com regularidade.

Desde o início de 2018 as suas peças são vendidas na loja Goodgrife, em Lisboa.

Em novembro de 2019 assinalou 21 anos de trabalho com a colecção “Avesso”, apresentada em desfile na Igreja de São Paulo, reconvertida e recuperada recentemente como parte do Hotel Vila Galé Collection Elvas.

Finalista do XVII Concurso Internacional de Design de Moda e do X Concurso Internacional de Acessórios de Moda “Namorar Portugal”, sob a temática dos Lenços de Namorados, Vila Verde, em fevereiro de 2020.

Actualmente, frequenta o curso de Artes Plásticas e Multimédia na Escola de Artes da Universidade de Évora. Participa regularmente em exposições de fotografia, gravura e desenho.

O seu trabalho está representado na colecção do Museu Nacional do Traje.

Fototrafia: Susana Freitas Pinto
FaceBook

expert resume writerexpert resume writer