FaceBook

Nuno Abelho nasceu em Lisboa.

Formado em Design de Moda pelo CIVEC, Lisboa, em 1998. Estagiou no mesmo ano no atelier do costureiro João Rôlo. Colaborou com ateliers e empresas da indústria de confecção desenhando diversas colecções para mulher e homem, passando pela alfaiataria, pelo sportswear e o vestuário técnico ou de trabalho.

Em 2001 iniciou uma parceria com o designer Carlos Raimundo, com quem apresentou colecções conjuntas até 2003. Paralelamente, realizou trabalhos de ilustração de moda para a revista Activa.

A partir de 2003 a sua actividade profissional centrou-se na Formação, colaborando com Associações para o desenvolvimento local no Alentejo, e os centros de formação CEARTE, de Coimbra, e MODATEX, de Lisboa, entidades com que continua a colaborar até hoje. Em simultâneo produz colecções de vestuário, desenvolvimento de produto, fardamentos, figurinos e peças de vestuário por medida desde 2008 no seu atelier na cidade de Elvas, onde reside e onde apresenta regularmente as suas colecções.

Convidado em 2009 para desenhar uma colecção para a 2ª.edição do evento “O Tapete está no Corpo” em Arraiolos, desenvolveu a temática dos bordados dos tapetes de Arraiolos aplicados a peças de vestuário. Participou na mesma iniciativa em 2010 e 2011 em desfiles colectivos.

Em 2011 e 2012 foi um dos estilistas oficiais do concurso Miss República Portuguesa, vestindo as candidatas na gala final e as seleccionadas que representaram Portugal em concursos internacionais. A colaboração com candidatas portuguesas em certames de beleza internacionais continua com regularidade.

Desde o início de 2018 as suas peças são vendidas na loja Goodgrife, em Lisboa.

Actualmente, frequenta o curso de Artes Plásticas e Multimédia na Escola de Artes da Universidade de Évora. Participa em diversas exposições, de fotografia, gravura e desenho

O seu trabalho está representado na colecção do Museu Nacional do Traje.

Fototrafia: Susana Freitas Pinto
FaceBook

expert resume writerexpert resume writer